USB, do inglês Universal Serial Bus, é uma tecnologia que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador, podendo facilmente conectarmos diversos tipos de periféricos ao PC, como impressoras, scanners, câmeras digitais, teclados, mouses, entre outros.
O USB foi desenvolvido algumas empresas, entre elas estão a Microsoft, e a Apple. A tecnologia USB foi lançada no ano de 1995, e até então foram lançadas diversas atualizações e versões mais aprimoradas. Você sabia que o primeiro Sistema Operacional de plataforma Windows a ter suporte para USB foi o Windows 98?
PORQUE O USB É TÃO USADO?
Antigamente, era muito difícil instalar periféricos no computador, e somente pessoas experientes ou técnicos de informática realizavam essas tarefas, pois existiam inúmeros tipos de cabos e conectores, o que dificultava muito para usuários que não tinham domínio nas tecnologias. A tecnologia USB veio para acabar com essa questão, tornando os usuários capazes de instalar seus periféricos de maneira simples, sem necessidade de ter conhecimentos amplos em informática.
VANTAGENS
TAMANHO DOS CABOS - Os cabos USB podem ter um tamanho de até 5 metros, e esse tamanho pode ser aumentado usando concentradores como hubs usb (Veja figura ao lado).
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA - O conector USB tem uma alimentação de energia, e com isso muitos dispositivos podem ser ligados diretamente a ele, sem que haja a necessidade de ligar em alguma fonte de alimentação, já que a própria conexão USB é capaz de fornecer eletricidade. Por conta dessa grande vantagem, alguns periféricos como smartphones, têm sua bateria recarregada pelo conector USB. Porém alguns aparelhos que necessitam e consomem maior quantidade de energia, como impressoras e scanners, precisam ter uma fonte para funcionarem, pois a alimentação que o conector USB oferece não atende a quantidade de energia que esses dispositivos necessitam.
SUPORTE A PNP (PLUGAR E USAR) - Quase todos dispositivos USB conectados ao computador são utilizados logo em seguida. Apenas alguns dispositivos exigem a instalação de drivers ou softwares específicos. No entanto, mesmo nesses casos, o sistema operacional reconhecerá a conexão do dispositivo imediatamente.
GRANDE QUANTIDADE DE PERIFÉRICOS LIGADOS A UMA PORTA - Você sabia que é possível conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma única porta USB? Isso pode ser feito, por exemplo, através de hubs e dispositivos que utilizam uma conexão USB para oferecer um número maior de conectores. A única desvantagem de conectar diversos dispositivos é a velocidade de transmissão de dados, que pode ser comprometida por um grande número de dispositivos USB conectados.
COMPATIBILIDADE - O USB é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. O Windows, como falamos anteriormente, suporta o USB desde a versão 98. Linux e Mac também são compatíveis também. Atualmente, é possível encontrar portas USB em diversos aparelhos, como televisores, aparelhos de som, DVDs players, câmeras digitais, entre outros.
HOT-SWAPPABLE - Dispositivos USB podem ser ligados e desligados de um computador ou um aparelho de som a qualquer momento. Num PC por exemplo, não é necessário reiniciar ou desligar o computador para conectar ou desconectar o dispositivo.
VERSÕES USB
USB 0.7 - Lançado em Novembro de 1994
USB 0.8 - Lançado em Dezembro de 1994
USB 0.9 - Lançado em Abril de 1995
USB 0.99 - Lançado em Agosto de 1995
USB 1.0 - Lançado em Janeiro de 1996
USB 1.1 - Lançado em Setembro de 1998
USB 2.0 - Lançado em Abril de 2000
Como acontece em outros padrões, a tecnologia USB passa por diversas revisões periódicas, de forma a conseguir suportar as necessidades atuais de mercado. A primeira versão a ser massificada foi a 1.1, cuja velocidade máxima é de 12Mbps. Para a época, esta velocidade era suficiente, porém com o evoluir das tecnologias houve a necessidade de tornar mais rápida a tecnologia USB, visto que estavam a surgir tecnologias concorrentes como o Firewire, em que estaremos abordando em outra matéria.
Outra versão massificada, e usada atualmente, é a USB 2.0, que oferece velocidades de 480Mbps, sendo totalmente compatível com as versões anteriores USB. Além disso, possui uma transferência de dados 40 vezes a mais que a versão 1.1.
USB 3.0
Uma nova versão é o USB 3.0, que caracteriza-se principalmente por um aumento exponencial da transferência de dados, podendo atingir limites de até 4,8 Gigabits por segundo. Mantendo praticamente a mesma arquitetura e a mesma praticidade do USB 2.0, a sua designação comercial será USB SuperSpeed.
Se levarmos em consideração os avanços tecnológicos, podemos dizer que daqui um curto prazo, a versão USB 3.0 será utilizada em todos os lugares.
CONCLUSÃO
A tecnologia USB é a melhor forma de conectarmos periféricos e dispositivos atuais, pela sua vasta gama de vantagens e compatibilidades. Se você tem mais dúvidas sobre o que é o USB, pergunte, comente, questione, o importante é que partilhamos idéias e assuntos, para nos tornar pessoas melhores. Abraços e até a próxima matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário