O QUE SÃO PERIFÉRICOS?

Na informática muito se diz a respeito dos periféricos. Mais afinal, você pode explicar o que é considerado um periférico?

Periféricos nada mais são do que equipamentos que enviam ou recebem dados por meio dos computadores. Esse termo se aplica a qualquer equipamento que esteja ligado ao PC, e cada periférico possui uma ou mais funcionalidades.

PERIFÉRICOS DE ENTRADA 
Os periféricos de entrada enviam informações para um computador, contendo origem dos dados, portanto, atua como emissor de dados, enquanto o computador age como o receptor dessas informações

Alguns tipos de periféricos de entrada:


TECLADOS
Periférico que permite ao usuário inserir dados através de diversas combinações de teclas. 



MOUSES
Periférico de entrada que permite ao usuário posicionar um apontador em cima de um determinado arquivo ou atalho.


SCANNERS
O Scanner (ou digitalizador de imagens) é um periférico de entrada que captura imagens impressas, como fotos, livros, apostilas, e as transforma em arquivos eletrônicos.




PERIFÉRICOS DE SAÍDA
Os periféricos de saída são totalmente contrários ao de entrada. Eles são responsáveis por receberem informações que o computador envia, ou seja, o computador age como emissor, enquanto os periféricos de saída agem como receptor.

Alguns tipos de periféricos de saída:



MONITORES
O monitor é o principal periférico de saída, sendo o responsável por exibir na tela todas as informações que o usuário necessita.



IMPRESSORAS
Periféricos de saída que recebem um arquivo eletrônico e a imprime de forma que a informação esteja em algo físico, como papel, gesso, e plástico, como vemos nas impressoras 3D atuais.



HEADPHONES
Periféricos de saída que recebem informações de computadores, smarthphones ou outro aparelho reprodutor de som, executado num alto falante.





PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAÍDA
Esses tipos de periféricos estão cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Os periféricos de entrada e saída tem a função de tanto enviar como receber informação, agindo como emissor e receptor ao mesmo tempo.

Alguns tipos de periféricos de entrada e saída (E/S):

MONITORES TOUCHSCREEN
São monitores que possuem uma tela sensível ao toque, e que nos permite responder a comandos, como se estivéssemos clicando com o mouse, além de ver o que aparece de informação no monitor é claro.



SMARTPHONES
Um celular inteligente que possui diversas funcionalidades. É definido como um periférico de entrada e saída, pois pode tanto envia e armazena arquivos para o computador, quanto recebe os dados 


Entre outros e outros...

CONCLUSÃO
Os periféricos são equipamentos que auxiliam e aumentam nossas funcionalidades, para termos informações rápidas e precisas. Se você conhece algum outro tipo de periférico, comente ou questione, o importante é que todos nós estejamos antenados. Abraços e até a próxima matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário